MENU

Mundo

OMS diz que especialistas da gripe agiram de forma independente

OMS diz que especialistas da gripe agiram de forma independente

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

O Comitê de especialistas que aconselhou a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o início e fim da pandemia da gripe A atuou de forma "independente e declarando antecipadamente seus interesses", disse hoje à Agência Efe o porta-voz do órgão sanitário, Gregory Hartl.

Hartl reagiu às críticas surgidas após a publicação ontem pela OMS da lista com os nomes dos 15 membros do Comitê de Emergência, após 14 meses de pandemia, na qual cinco deles declaram ter ou já ter tido vínculos com a indústria farmacêutica.

O porta-voz defendeu que estes vínculos são "dados irrelevantes que não expõem nenhum conflito de interesses das acusações atribuídas". Os nomes do grupo, entre eles cientistas e professores de quatro continentes, foram publicados ontem pela OMS após decretar o fim da pandemia no dia anterior, demora que tinha acarretado críticas sobre a suposta falta de transparência do órgão.

Uma das mais contundentes foi a do presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Wolfgang Wodarg, que acusou publicamente a OMS e os Governos de gerar uma preocupação desnecessária com a gripe A devido aos vínculos com a indústria farmacêutica.

Hartl disse que a OMS elegeu o melhor grupo de especialistas e que adotaram a política correta. Com relação à espera para revelar os nomes, Hartl explicou que decidiu agir dessa forma "desde o princípio" e que se tratou de uma medida pensada para "proteger os membros do comitê de pressões externas".

Com os nomes divulgados e a fase pós-pandemia decretada, só falta a OMS receber as conclusões de um "Comitê de revisão" formado por 29 especialistas que se reúne de forma periódica desde o mês de abril e deve entregar um relatório no ano que vem.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições