MENU

Mundo

OMS e Iraque investigam aumento anormal de casos de câncer infantil

OMS e Iraque investigam aumento anormal de casos de câncer infantil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está ajudando o governo do Iraque a estudar o suposto aumento anormal de doenças congênitas e casos de câncer nas crianças do país.

A pesquisa conjunta foi anunciada segunda-feira (4) em entrevista coletiva da porta-voz da entidade, Fadela Chaïb, que informou que a maioria dos casos foi registrada na cidade de Faluja.

"As autoridades iraquianas estão realizando um estudo em colaboração com a OMS em seis províncias do Iraque", afirmou Fadela.

O estudo estará pronto dentro de um ano e meio, já que é preciso avaliar os casos atuais e compará-los com os analisados no passado para determinar não só se há diferenças significativas nos números, mas também nos diferentes tipos da doença.

A respeito dos altos índices de doenças congênitas e câncer em crianças iraquianas, o médico britânico Chris Busby disse que "Faluja é pior que Hiroshima", alertando que as doenças podem ser consequência do urânio das bombas americanas lançadas sobre a cidade iraquiana em 2004.

Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições