MENU

Mundo

ONU celebra 1º Dia Mundial Humanitário

ONU celebra 1º Dia Mundial Humanitário

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

A ONU celebra nesta quarta-feira, 19 de agosto, o primeiro Dia Mundial Humanitário para homenagear aqueles que trabalham nessa área ao redor do mundo.

O dia 19 de agosto foi escolhido porque marca o aniversário do ataque contra a sede da ONU em Bagdá, em 2003, que matou 22 trabalhadores humanitários, entre eles o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, que era chefe da missão.

A ONU espera que o evento chame a atenção para o trabalho de ajuda humanitária e aumente o apoio ao papel desses agentes.

Segundo a organização, agentes humanitários estão trabalhando em ambientes cada vez mais perigosos e são alvos frequentes de ataques.

Somente no ano passado, 122 trabalhadores humanitários foram mortos, um número maior do que as mortes registradas entre as tropas de paz da ONU.

Como parte das celebrações do primeiro Dia Mundial Humanitário, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, participará de uma cerimônia na sede da ONU em Nova York para lembrar as vítimas do atentado de 2003.

Depois da cerimônia, uma exposição de fotografias destacará os trabalhadores humanitários em ação.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições