MENU

Mundo

ONU convoca reunião para tratar do futuro da Líbia pós-Muammar Kadhafi

ONU convoca reunião para tratar do futuro da Líbia pós-Muammar Kadhafi

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, convocou nesta segunda-feira (22) uma reunião de cúpula para discutir a situação da Líbia . Devem participar líderes da União Africana, da Liga Árabe e de outros óigãos regionais. "Este é um momento esperançoso, mas há risco", disse Ban.

O encontro deve ocorrer na quinta ou na sexta-feira.     Ele também ofereceu ajuda da ONU para a iminente transição pós-Kadhafi no país, um dia depois de as forças rebeldes terem tomado a maior parte da capital, Trípoli.

"A comunidade internacional continuará fazendo sua parte para proteger os civis de danos", disse em entrevista.

      "As Nações Unidas estão preparadas para ajudar em todas as áreas vitais", disse.

Isso, segundo Ban, inclui segurança, manutenção do estado de direito, recuperação econômica, redação de uma nova Constituição ou apoio para a realização de eleições.

Após mais de seis meses de combates, os rebeldes da Líbia chegaram finalmente, neste domingo, à capital, Trípoli, último reduto das tropas fiéis ao coronel Kadhafi .

Três filhos do ditador teriam sido capturados, mas seu paradeiro continua desconhecido pelos rebeldes. O Pentágono disse acreditar que ele ainda está em território líbio .

Grupo de Contato

A França, um dos primeiros países a apoiar a insurreição líbia contra Kadhafi, propôs nesta segunda-feira receber na semana que vem, em Paris, uma reunião do Grupo de Contato sobre a situação da Líbia para definir um plano de ajuda às novas autoridades.

"A comunidade internacional continuará com o seu papel para proteger os civis", declarou o chefe das Nações Unidas, que autorizou em março a utilização da força contra o regime de Muamar Kadhafi para a proteção da população líbia.              

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições