MENU

Mundo

ONU recebe respostas do Irã sobre acordo mediado por Brasil e Turquia

ONU recebe respostas do Irã sobre acordo mediado por Brasil e Turquia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:18

A Agência Internacional de Energia Atômica da ONU confirmou nesta segunda-feira (26) que recebeu as respostas do Irã sobre o acordo de troca de combustível nuclear fora do território iraniano, firmado com mediação de Brasil e Turquia.

O Irã havia prometido na véspera finalmente entregar as respostas para começar "imediatamente" negociações com as potências ocidentais sobre a Declaração de Teerã, firmada em maio .

"O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Yuyika Amano, recebeu hoje (segunda-feira) uma carta do governo iraniano sobre o fornecimento de combustível nuclear para o reator de pesquisa de Teerã", disse Gill Tudor, porta-voz do organismo.

"A carta foi transmitida aos governos francês, russo e americano, assim como aos governos brasileiro e turco", acrescentou.

Pouco antes, a agência iraniana Fars havia anunciado a entrega pelo representante iraniano ante o organismo, Ali Asghar Soltanie. Segundo a Fars, a carta foi assinada pelo chefe do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, que disse que o país quer negociar o acordo sem restrições .

O chanceler iraniano, Manouchehr Mottaki, havia confirmadoaos jornalistas em entrevista em Istambul, na Turquia, que iria entrega o documento exigido pelo Grupo de Viena (EUA, Rússia e França).

Mais cedo, Mottaki havia tido reunião com seus colegas Ahmet Davutoglu, da Turquia, e Celso Amorim, do Brasil, na qual também manifestou intenção de negociar a questão nuclear com a União Europeia, que impôs novas sanções aos setores de energia e petróleo do país .

O Ocidente teme que o Irã esteja trabalhando para desenvolver uma arma nuclear, acusação que Teerã nega, dizendo que seu programa tem objetivos pacíficos. Em 9 de junho, o Conselho de Segurança da ONU aprovou novas sanções ao país persa por conta da questão atômica .

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições