MENU

Mundo

ONU votará nova resolução sobre crianças e confiltos

ONU votará nova resolução sobre crianças e confiltos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Os 15 países-membros do Conselho de Segurança da ONU se reúnem, nesta terça-feira, 4 de agosto, para debater um novo projeto de resolução sobre crianças e conflitos armados.

Antes da votação, o embaixador do México Claude Heller deve dar uma entrevista a jornalistas na sede a ONU para discutir o documento.

Filipinas

Se aprovada, a nova resolução deve alargar o mandato da atual sobre o tema.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, o mundo tem cerca de 250 mil menores em confrontos armados. A maioria do recrutamento de crianças para participar de combates ocorre na África.

Na semana passada, a representante especial do Secretário-Geral para Crianças e Conflitos Armados, Radhika Coomaraswamy, elogiou a decisão de um grupo rebelde islâmico nas Filipinas de assinar um plano de ação para evitar o engajamento de crianças na luta armada.

Várias agências da ONU incluindo o Unicef têm promovido a desmobilização de menores em conflitos e guerras.

No início de julho, um grupo rebelde da República Centro-Africana libertou 200 crianças e jovens que estavam participando da luta armada. A maioria dos menores retornou para suas famílias.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições