MENU

Mundo

Opep quer que acordo climático vislumbre compensação a produtor

Opep quer que acordo climático vislumbre compensação a produtor

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Os países petrolíferos mais pobres devem ser compensados pela perda de receitas se as negociações climáticas em Copenhague decidirem pelo corte no uso da commodity, afirmou o secretário-geral da Opep, Abdallah al-Badri, em entrevista divulgada no jornal ''The Times'' neste sábado (21).

O protocolo de Kyoto, precursor de Copenhagen, inclui o pedido de assistência financeira e não obedecer a essa condição pode ser fatal para as negociações do mês que vem na capital dinamarquesa, afirmou o membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

Badri disse que os países ricos consumidores precisam reconhecer sua responsabilidade pela maior parte das emissões de dióxido de carbono até agora e que eles não deveriam impedir os mais pobres de melhorarem o padrão de vida do seu povo.

''Não estamos emitindo'', disse ele na sede da Opep, em Viena. ''Historicamente são os países desenvolvidos. A responsabilidade está nos ombros deles.''

''Precisamos de uma aproximação compreensiva e sofisticada''.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições