MENU

Operação com argila para selar poço no golfo começa terça

Operação com argila para selar poço no golfo começa terça

Atualizado: Segunda-feira, 2 Agosto de 2010 as 4:45

A operação para selar definitivamente o poço de petróleo avariado no golfo do México, que originou a pior catástrofe ambiental na história dos Estados Unidos, começará nesta terça-feira (3), anunciou o vice-presidente do grupo BP, Kent Wells.

"Hoje [segunda-feira], vamos realizar os testes de injeção, vamos avaliar os resultados e realizar os ajustes necessários", afirmou Wells.

"A operação de selagem levará todo o dia de amanhã [terça-feira]. Poderá, inclusive, prolongar-se até quarta-feira", advertiu.

O procedimento consiste em injetar argila e concreto para selar o poço do qual vazam milhões de litros de óleo nas águas do golfo do México desde a explosão que matou 11 operários da BP na plataforma Deepwater Horizon, antes de afundar em 22 de abril frente às costas da Louisiana.

O almirante Thad Allen, designado pelo governo federal para supervisionar as tarefas de limpeza e contenção da maré negra a cargo da BP, havia antes afirmado que a operação em questão poderia começar nas últimas horas desta segunda-feira.

veja também