MENU

Mundo

Operação da Otan mata 18 civis no Afeganistão

Operação da Otan mata 18 civis no Afeganistão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:12

EFE

Operação matou um número indeterminado de mulheres e crianças na província de Logar, no centro do país

Dezoito civis, entre eles um número indeterminado de mulheres e crianças, morreram em uma operação conjunta das tropas afegãs e da Otan na província de Logar, no centro do Afeganistão, informou nesta quarta-feira uma fonte oficial.

Leia também: Enfrentamento no Paquistão termina com 20 rebeldes e 4 soldados mortos

Segundo disse à Agência Efe o chefe da Polícia provincial, Ghulam Sakhi Rogh Liwanai, as vítimas moravam em uma casa na cidade de Sajawand que foi atacada na noite desta terça-feira por forças aliadas sob a suspeita de servir de refúgio a um dirigente talibã chamado Qari Sardar.

De acordo com a fonte, a Força de Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf, dependente da Otan) empregou força aérea na operação armada, na qual morreram 12 rebeldes e ficaram feridos três soldados do contingente internacional.

Operação: Otan liberta voluntárias estrangeiras sequestradas no Afeganistão

Consultado pela Efe, um porta-voz da Isaf, o tenente James Williams, reconheceu a existência do ataque, mas disse não poder confirmar a morte de civis durante a operação.

O principal porta-voz talibã, Zabiullah Mujahid, assegurou, por sua vez, que nenhum líder insurgente vive na região. \"Não temos nenhum dirigente com o nome Qari Sardar\", disse Mujahid, antes de acrescentar que \"o inimigo tem por costume matar civis e depois culpar os talibãs\".

Atentado suicida

Vinte pessoas morreram e outras 23 ficaram feridas em um atentado suicida produzido por um motorista nas cercanias da cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão, informou uma fonte oficial.

O governador regional, Toryalai Weesae, precisou à Agência Efe que o ataque aconteceu perto de um aeroporto localizado a sete quilômetros da cidade. Os talibãs reivindicaram a autoria do atentado que, segundo disse à Efe um de seus porta-vozes, matou 17 soldados da missão da Otan no Afeganistão, embora os insurgentes costumem exagerar o alcance real de suas ações.

Os atentados suicidas e as minas terrestres são os métodos mais utilizados pelos rebeldes talibãs para fustigar as forças de segurança afegãs e internacionais no Afeganistão, em operações nas quais também morrem civis.

A insurgência tem presença em todo o território afegão, mas os fatos violentos são mais frequentes na região sudeste. A província de Kandahar, especialmente sua capital, é considerada o bastião espiritual do movimento fundamentalista talibã.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições