MENU

Mundo

Operadora confirma derretimento em mais 2 reatores nucleares no Japão

Operadora confirma derretimento em mais 2 reatores nucleares no Japão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

A operadora da usina nuclear que está no centro da crise de radiação no Japão após o terremoto e tsunami que atingiram o país confirmou nesta terça-feira (24) que houve derretimento de barras de combustível em três de seus reatores.

A Tokyo Electric Power disse que o derretimento das barras de combustível nos três reatores aconteceram no início da crise na usina de Fukushima Daiichi, após o desastre de 11 de março.

O governo e especialistas já haviam informado anteriormente que as barras de combustível em três dos seis reatores nucleares provavelmente teriam derretido no início da crise, mas a operadora, também conhecida como Tepco, só confirmou o derretimento no reator 1.

Autoridades da Tepco disseram que uma revisão dos dados registrados na usina desde o começo de maio concluiu que a mesma coisa aconteceu nos reatores 2 e 3.

A descoberta inicial, que foi informada à agência de segurança nuclear do Japão, representa parte de um esforço inicial para explicar como os eventos em Fukushima saíram do controle no começo da crise.

Também nesta terça-feira, o governo nomeou Yotaro Hatamura, professor de engenharia da Universidade de Tóquio, especialista em falhas de sistemas complexos e projetos, para chefiar uma comissão que irá investigar a causa da crise nuclear e como ela está sendo enfrentada.

  As medidas foram tomadas no momento em que investigadores da Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA) iniciaram uma visita de duas semanas ao Japão para preparar um relatório do acidente, a ser entregue à agência das Nações Unidas em junho.

Alguns analistas acreditam que o atraso em confirmar os derretimentos em Fukushima indica que a operadora temia gerar pânico ao divulgar a gravidade do acidente mais cedo.

'Agora as pessoas estão acostumadas à situação. Nada está resolvido, mas os negócios foram retomados normalmente em lugares como Tóquio', disse Koichi Nakano, professor de ciências políticas da Universidade de Sofia, em Tóquio.

Nakano disse que, ao confirmar os derretimentos só agora, a Tepco pode estar esperando que um impacto menor. A palavra 'derretimento' tem uma conotação tão forte que quando a situação estava mais incerta, mais pessoas provavelmente teriam fugido de Tóquio, afirmou.              

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições