MENU

Mundo

Operadora de Fukushima manterá reatores apesar de oposição

Operadora de Fukushima manterá reatores apesar de oposição

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

A empresa Tokyo Electric Power Co (Tepco), pivô da crise nuclear japonesa, obteve nesta terça-feira apoio de seus acionistas institucionais para manter em funcionamento seus reatores nucleares, apesar da oposição dos seus acionistas minoritários.

Uma moção apresentada na reunião anual geral da empresa teria, se aprovada, obrigado a direção a desativar todos os seus reatores nucleares e a não construir novos. A medida reflete o debate em curso no Japão e em outros países a respeito do futuro da energia atômica.

A moção vem sendo apresentada ano após ano, mas desta vez ganhou mais ressonância porque ainda há radiação vazando da usina nuclear de Fukushima Daiichi, 240 quilômetros ao norte de Tóquio, que é administrada pela Tepco.

A usina foi atingida em 11 de março por um devastador terremoto seguido de tsunami, que afetou o sistema de resfriamento dos reatores e causou fusão de parte do combustível nuclear. A Tepco ainda não conseguiu conter todo o vazamento e revelou nesta terça-feira que detectou estrôncio radioativo no leito marinho próximo à usina.

Houve uma esmagadora adesão à proposta entre os milhares de acionistas reunidos em Tóquio, mas isso não convenceu os investidores institucionais, como a seguradora Daiichi Life, que tem 3,43% das ações.

"Perdemos hoje para os grandes investidores, mas nossa mensagem foi ouvida", disse Masafumi Asada, 70, morador de Fukushima, que apresentou a proposta antinuclear em nome de um grupo de 402 minoritários.

A reunião durou seis horas, e terminou com gritos e protestos de pessoas que haviam viajado de várias partes para confrontar os executivos da Tepco a respeito do acidente nuclear, o pior no mundo desde Tchernobil (Ucrânia), em 1986.

A usina de Fukushima foi danificada pelo terremoto e tsunami de março. A rejeição da proposta representa um grande alívio para a Tepco, que tira 30% da sua produção energética de centrais nucleares. A empresa abastece principalmente a região de Tóquio, e já alertou para a possibilidade de apagões no verão japonês devido aos problemas em Fukushima.

Até maio, a energia nuclear ainda representava 20% da matriz energética japonesa, embora 35 dos 54 reatores do país estejam fechados.

Uma moção antinuclear semelhante foi derrotada, também na terça-feira, em uma reunião de acionistas da Kyushu Electric Power, monopólio regional que abastece a ilha de Kyushu (sul).

Na assembleia da Tepco, os minoritários protestaram pela maneira como os executivos da empresa enfrentaram o desastre em Fukushima e permitiram a quase falência que se seguiu.

Em maio, a Tepco divulgou um prejuízo anual de US$ 15 bilhões, e desde o desastre suas ações se desvalorizaram em 85%, sua nota corporativa para investimentos decaiu ao status de "lixo", e o seu valor de mercado ficou US$ 36 bilhões menor.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições