MENU

Mundo

Oposição acusa governo de fraude eleitoral no Afeganistão

Oposição acusa governo de fraude eleitoral no Afeganistão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

O principal líder oposicionista do Afeganistão, Abdullah Abdullah, acusou nesta sexta-feira 26, o governo de usar o sistema judiciário do país para manipular os resultados das eleições parlamentares de setembro. O procurador-geral do país abriu um processo criminal por causa dos resultados, prendendo nove pessoas e questionando funcionários eleitorais, que devem responder por acusações de fraude.

A disputa eleitoral parece ter enfraquecido a base de apoio do presidente Hamid Karzai. "O governo queria anular a eleição e como isso falhou está usando o escritório do promotor-geral para pressionar as comissões eleitorais", disse Abdullah, que já foi ministro das Relações Exteriores.

"É outro esforço deles para fazer tudo do jeito que querem. É basicamente uma guerra de propaganda do governo contra a eleição", disse ele. Segundo Abdullah, a procuradoria-geral do país não é independente nem confiável.

Abdullah foi o principal adversário de Karzai na disputa presidencial do ano passado. Houve várias acusações de fraudes generalizadas nas últimas eleições do país.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições