MENU

Mundo

Oposição diz que há acordo para transição de poder no Iêmen

Oposição diz que há acordo para transição de poder no Iêmen

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

O presidente do Iêmen e a oposição no país concordaram na quarta-feira (18) com um acordo mediado por países do Golfo para uma transição de poder com pequenas modificações, após a intervenção de diplomatas europeus e norte-americanos, disse uma autoridade da oposição.   O acordo, que a oposição afirma que será assinado ainda nesta quarta-feira, vai facilitar a saída do presidente Ali Abdullah Saleh do poder após quase 33 anos no comando do empobrecido país localizado na Península Árabe.

O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, discursa nesta sexta-feira (8) em Sanaa (Foto: AP)

  "Após os esforços americanos, europeus e do Golfo, houve concordância pelo presidente da iniciativa do Golfo após mudanças simples, e a assinatura será hoje", disse o representante da oposição, Yahya Abu Usbua.

A emissora de TV Al Arabiya citou um auxiliar do presidenrte iemenita que confirmou a assinatura do acordo para esta quarta.

Os Estados Unidos e a Arábia Saudita, ambos alvos de ataques frustrados do braço da Al Qaeda no Iêmen, estão ansiosos para pôr fim ao impasse político no Iêmen, temendo que a continuação do caos pode dar ao grupo militante mais espaço para operar.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições