MENU

Oposição faz prévias para ter nome contra Obama nos EUA

Oposição faz prévias para ter nome contra Obama

Atualizado: Terça-feira, 6 Março de 2012 as 8:04

O Partido Republicano dos EUA se prepara para um evento de peso nesta terça-feira (6). Conhecido como "Superterça", o dia é marcado pela realização de votações prévias em dez estados para a escolha do candidato do partido, de oposição ao presidente Barack Obama, à eleição presidencial.

É a data mais importante após três meses de primárias nas quais os favoritos de cada estado se alternaram quase semanalmente, tornando difícil prever quem será o rival do atual presidente, candidato à reeleição.

Os aspirantes à vaga de opositor a Obama nas urnas em novembro se enfrentarão em Alasca, Geórgia, Idaho, Massachussetts, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Vermont e Virgínia.

Em um só dia serão definidos 419 delegados, dos 1.144 necessários para se assegurar a nomeação. Espera-se que, finalmente, a disputa se reduza de quatro para dois candidatos.

Alasca, Idaho e Dakota do Norte terão prévias em formato de "caucus", enquanto o resto dos estados realizará primárias com eleições por voto secreto.

Nas vésperas da data, o multimilionário ex-governador de Massachussetts Mitt Romneye o ultraconservador ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum se superavam um ao outro por poucos pontos em pesquisas em vários estados.

Já o conservador Newt Gingrich, outrora favorito, aparecia como provável ganhador apenas na Geórgia, estado que representou durante duas décadas na Câmara de Representantes em Washington.

veja também