MENU

Mundo

Oposição faz prévias para ter nome contra Obama nos EUA

Oposição faz prévias para ter nome contra Obama

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:15

O Partido Republicano dos EUA se prepara para um evento de peso nesta terça-feira (6). Conhecido como "Superterça", o dia é marcado pela realização de votações prévias em dez estados para a escolha do candidato do partido, de oposição ao presidente Barack Obama, à eleição presidencial.

É a data mais importante após três meses de primárias nas quais os favoritos de cada estado se alternaram quase semanalmente, tornando difícil prever quem será o rival do atual presidente, candidato à reeleição.

Os aspirantes à vaga de opositor a Obama nas urnas em novembro se enfrentarão em Alasca, Geórgia, Idaho, Massachussetts, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Vermont e Virgínia.

Em um só dia serão definidos 419 delegados, dos 1.144 necessários para se assegurar a nomeação. Espera-se que, finalmente, a disputa se reduza de quatro para dois candidatos.

Alasca, Idaho e Dakota do Norte terão prévias em formato de "caucus", enquanto o resto dos estados realizará primárias com eleições por voto secreto.

Nas vésperas da data, o multimilionário ex-governador de Massachussetts Mitt Romneye o ultraconservador ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum se superavam um ao outro por poucos pontos em pesquisas em vários estados.

Já o conservador Newt Gingrich, outrora favorito, aparecia como provável ganhador apenas na Geórgia, estado que representou durante duas décadas na Câmara de Representantes em Washington.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições