MENU

Mundo

Organização pede que Obama investigue governo Bush por torturas

Organização pede que Obama investigue governo Bush por torturas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:34

A organização Human Rights Watch pediu nesta terça-feira (12) ao presidente Barack Obama que ordene uma investigação criminal sobre torturas a pessoas presas durante o governo de seu predecessor George W.Bush, envolvendo o próprio presidente e ex-funcionários de alto escalão, uma vez que, segundo a HRW, "há bases sólidas" para isso.

"Há elementos fortes para investigar Bush, (o ex-vice-presidente Dick) Cheney, (o ex-secretário da Defesa Donald) Rumsfeld e (o ex-diretor da CIA George) Tenet por autorizar a tortura e crimes de guerra", disse o diretor executivo da HRW, Kenneth Roth.     O informe do Human Rights Watch, que pede investigação de Bush, do ex-secretário de Defesa Donald Rumsfeld, do ex-diretor da CIA George Tenet e do ex-vice-presidente Dick Cheney por autorizar torturas de presos (Foto: Reprodução)     Num informe de 107 páginas intitulado "Combatendo a tortura: o governo Bush e os maus-tratos aos detidos", o organismo de vigilância dos direitos humanos disse que a falta de ação atenta contra a reputação dos Estados Unidos no mundo.

Segundo a Human Rights Watch (HWR), uma investigação realizada em 2009 pelo Procurador Geral, Eric Holder, foi limitada e só examinou atos "não autorizados", não abordando abusos sistemáticos do governo Bush.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições