MENU

Mundo

Otan afirma que manterá ação militar na Líbia pelo 'tempo necessário'

Otan afirma que manterá ação militar na Líbia pelo 'tempo necessário'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

Os ministros da Defesa da Otan afirmaram nesta quarta-feira (8) em Bruxelas que estão decididos a prosseguir com a intervenção na Líbia pelo "tempo que for necessário" e "com os meios necessários" para proteger a população civil.

Em uma declaração divulgada após uma reunião em Bruxelas, os ministros se declaram "determinados a prosseguir com a operação para proteger o povo líbio por todo o tempo que for necessário".

"Estamos decididos a utilizar os meios necessários", acrescenta o texto da Aliança Atlântica.

Os ministros também consideram que "o tempo corre contra o ditador Muammar Kadhafi, à medida que a intervenção militar sob comando da Otan continua".

O ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, durante encontro com líder tribal mostrado pela TV estatal líbia na terça-feira (7) (Foto: AP)

  O texto destaca ainda que Kadhafi deve deixar o poder, pois "perdeu qualquer legitimidade".

A declaração ocorre um dia após a intensificação dos bombardeios a Trípoli, capital do país, que enfrenta uma guerra civil, com rebeldes tentando derrubar o regime.

Os bombardeios  foram suspensos na manhã desta quarta. Mas os rebeldes disseram que o Exército de Kadhafi continuava a atacar suas posições.

Um repórter da Reuters em Trípoli afirmou que não foram ouvidas mais explosões depois das 2h da madrugada. Fortes estrondos tinham antes abalado Trípoli ao longo da terça-feira e no início desta quarta. Os aviões atingiam a cidade diversas vezes a cada hora.

O porta-voz dos rebeldes Abdulrahman disse à Reuters, na cidade de Zintam, que as forças pró-Kadhafi haviam bombardeado nesta quarta-feira essa cidade situada no oeste do país, depois da maior concentração de militares nas imediações desde o início dos combates na área, na terça-feira.

Ao mesmo tempo, Kadhafi prometeu na terça-feira combater até o fim, depois dos bombardeios da Otan contra o complexo de edifícios em que se encontra, em Trípoli.

"Nós só temos uma opção: vamos ficar na nossa terra vivos ou mortos", disse ele em um furioso pronunciamento de áudio divulgado pela TV estatal.

A emissora mostrou depois imagens que disse serem de Kadhafi reunido com líderes tribais na terça-feira. Ele tem procurado mostrar a campanha da Otan como uma tentativa do Ocidente de se apoderar do abundante petróleo da Líbia.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que houve progresso significativo na operação e a saída de Kadhafi "é apenas uma questão de tempo".

De acordo com o governo líbio, pelo menos 31 pessoas foram mortas em 60 bombardeios contra Trípoli nos últimos dias. Esse número não pôde ser checado com fonte independente.

As tropas de Kadhafi e as forças rebeldes estão há semanas estagnadas em seus combates. Os rebeldes controlam o leste da Líbia, a cidade ocidental de Misrata e a cadeia de montanhas perto da fronteira com a Tunísia. Eles não têm sido capazes de avançar na capital contra as mais bem equipadas forças do coronel.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições