MENU

Mundo

Otan anuncia fim da missão de treinamento de forças iraquianas

Otan anuncia fim da missão de treinamento de forças iraquianas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

O secretário-geral da Otan , Anders Fogh Rasmussen, anunciou nesta segunda-feira (12) que a missão de treinamento das forças iraquianas será concluída no fim deste ano.

"A Otan decidiu concluir sua missão de treinamento de iraquianos no dia 31 de dezembro", afirma Rasmussen em um comunicado.

No domingo (11), o conselheiro iraquiano de Segurança Nacional Fala al-Fayad informou que a Otan não prolongaria sua missão de instrução militar no Iraque para além de 2011 porque Bagdá não pode garantir a imunidade jurídica dos soldados da Aliança Atlântica.

Soldado americano fecha um portão antes de deixar um centro de operação em Kalsu, no domingo (11) (Foto: Hadi Mizban/AP) Um porta-voz do governo iraquiano havia indicado no dia 29 de novembro que o "Iraque examinava um contrato com a Otan para formar as forças iraquianas sem conceder imunidade aos soldados da coalizão". Segundo ele, o Parlamento havia aprovado, após uma primeira leitura, um texto para isso.

A retirada das tropas americanas do Iraque está prevista para antes do fim do ano, em cumprimento de um acordo assinado em 2008 entre os dois países.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições