MENU

Mundo

Otan está pronta para apoiar ataque à Líbia, diz chanceler da França

Otan está pronta para apoiar ataque à Líbia, diz chanceler da França

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:51

O ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, afirmou nesta segunda-feira (21) que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) está disposta a apoiar a intervenção da coalizão internacional na Líbia em alguns dias.

"A coordenação da intervenção é feita pelos Estados Unidos em estreita colaboração com a França e Grã-Bretanha", recordou Juppé, ao mesmo tempo em que anunciou que "dentro de alguns dias a Otan estará disposta a dar seu apoio".

Juppé também afirmou que a intervenção militar ocidental foi um "sucesso" até agora, porque evitou um "banho de sangue" de civis em Benghazi, cidade líbia que é o foco da rebelião contra o regime.

"O sucesso inicial da nossa intervenção é claro", disse.

"Se não tivéssemos feito nada, Benghazi teria sofrido um banho de sangue."

Forças ocidentais começaram a bombardear alvos líbios no sábado, em cumprimento a um mandato do Conselho de Segurança da ONU.     Um porta-voz do comando militar dos EUA para a África afirmou que entre 10 e 12 mísseis foram lançados durante a madrugada sobre alvos líbios.

Segundo os militares americanos, o objetivo de impor uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia, conforme determinado pela ONU, foi alcançado.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições