MENU

Mundo

Otan faz ataques a mísseis em área de base de Kadhafi em Trípoli

Otan faz ataques a mísseis em área de base de Kadhafi em Trípoli

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:44

  A Otan realizou uma série de ataques com mísseis contra alvos na região de Trípoli nesta terça-feira (10) que pareceram incluir a base do líder da Líbia Muammar Kadhafi, segundo testemunhas.

Kadhafi não faz aparições públicas desde o dia 30 de abril quando um ataque aéreo da Otan atingiu uma casa na capital e matou o seu filho mais jovem e três dos seus netos.

Representantes do governo líbio disseram que outras quatro crianças ficaram feridas, duas delas estão em estado grave, pelos estilhaços de vidro gerados pelos ataques da Otan na região de Trípoli durante a noite.

Eles mostraram aos jornalistas estrangeiros um hospital na capital da Líbia que teve algumas janelas destruídas, aparentemente por conta das ondas de choque de um ataque da Otan que destruiu uma torre de telecomunicações próxima.

Prédio da Comissão Especial para Crianças, que segundo o governo líbio foi destruído durante ataque aéreo da Otan (Foto: Louafi Larbi / Reuters)

  Os jornalistas também foram levados ao também destruído prédio do governo que mantém a secretaria para crianças. O antigo prédio colonial já tinha sido atingido anteriormente por um ataque da Otan no dia 30 de abril, de acordo com as autoridades do governo.     "A direção de pelo menos uma das explosões sugere que a base de Kadhafi foi atacada", disse uma das testemunhas.

Nenhuma outra informação estava disponível. Mas a onda de ataques em Trípoli acontece no momento em que o conflito entre os insurgentes e Kadhafi estava em um impasse e o dilema resultante para as potências ocidentais era sobre oferecer ou não assistência aos rebeldes.

Na segunda, rebeldes disseram que a Otan bombardeou depósitos de armas do governo em quatro ocasiões diferentes no mesmo dia em uma área 30 km ao sudeste de Zintan, uma cidade na região das montanhas do oeste do país próxima da Tunísia.

"Aquela área tem 72 hangares subterrâneos feitos de concreto reforçado. Não sabemos quantos foram destruídos, mas a cada momento que os caças atacaram, muitas explosões foram ouvidas", disse um porta-voz dos rebeldes que pediu para ser chamado por Abdulrahman por telefone.

Outro porta-voz dos rebeldes disse que os aviões também atacaram ao redor de Tamina e Chantine, leste de Misrata, locais onde os rebeldes estão sendo pressionados com um cerco na única cidade que eles controlam na parte oeste da Líbia.

As forças de Kadhafi conduziram um feroz ataque em Misrata e centenas foram mortos na batalha que já dura semanas.

Levante

O jornal de oposição "Brnieq" disse que os rebeldes líbios estavam liderando um levante nos subúrbios de Trípoli depois de receberem armamento leve de soldados das forças de segurança que desertaram.

A reportagem no site do jornal não pôde ser confirmada por fontes independentes. Um repórter da Reuters disse que não ouviu disparos na região e um representante do governo negou a reportagem.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições