MENU

Panda gigante dá à luz gêmeos no Japão

Panda gigante dá à luz gêmeos no Japão

Atualizado: Quinta-feira, 12 Agosto de 2010 as 10:16

Dois filhotes gêmeos da panda gigante Rauhin nasceram em um parque da província de Wakayama, centro do Japão, informaram nesta quinta-feira (12) seus tratadores.

Rauhin, de 10 anos, deu à luz na quarta-feira (11) um macho de 158 gramas e uma fêmea de 123 gramas, nascidos com 19 minutos de diferença, segundo o site do parque “Adventure World”. Ainda não foram escolhidos os nomes dos filhotes.

Os filhotes nasceram quase dois anos depois que Rauhin teve, no mesmo parque, seus primeiros gêmeos, Meihin e Eihin. Nos dois casos a panda gigante foi fertilizada por métodos naturais, segundo os responsáveis pelo parque. O parque realiza um programa de pesquisa e criação de pandas gigantes com a colaboração do Centro de Pesquisa de Reprodução do Panda Gigante de Chengdu (China).

Com o programa, as autoridades chinesas enviaram a Wakayama, há dez anos, a fêmea Meimei, que teve dez filhotes (entre eles Rauhin) na China e Japão antes de morrer em outubro de 2008, aos 14 anos, o equivalente a 50 anos humanos.

O panda gigante é um dos animais em maior perigo de extinção devido às dificuldades de reprodução, um problema causado pela perda de habitat e a pela endogamia.

Cientistas acreditam que cerca de mil de pandas gigantes vivam em liberdade, principalmente nas florestas das províncias chinesas de Sichuan, Shanxi e Gansu, e cerca de 290 estão em cativeiro em todo o mundo.

(*) Com informações das agências de notícias Efe e France Presse.  

Postado por: Thatiane de Souza

veja também