MENU

Mundo

Papa aceita renúncia de bispo irlandês

Papa aceita renúncia de bispo irlandês

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:25

O papa Bento XVI aceitou ontem a demissão de outro bispo envolvido com abusos sexuais contra crianças na Irlanda. A renúncia do bispo de Kildare e Leighlin, James Moriarty, foi aceita pelo pontífice de acordo com a norma canônica que autoriza a aposentadoria por "doença" ou "outras razões graves", disse o Vaticano.

Moriarty, de 73 anos, tinha apresentado sua renúncia em 23 de dezembro passado. Ontem reconheceu seus crimes e pediu perdão às vítimas. "Deveria ter questionado a cultura imperante" de ocultação da pedofilia dentro do clero, afirmou.

Falando de Roma a uma rádio de Bogotá, o cardeal colombiano Darío Castrillón declarou que "nunca" se arrependerá de ter elogiado um bispo francês por não ter denunciado um padre pedófilo porque "essa é a posição tradicional da Igreja". Uma carta do cardeal com os elogios foi publicada recentemente na internet. Castrillón também acusou a maçonaria de estar "unida a outros inimigos da Igreja" por trás de uma campanha contra os católicos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições