MENU

Mundo

Papa defende celibato dos padres como antídoto contra pecado

Papa defende celibato dos padres como antídoto contra pecado

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O Papa Bento XVI defendeu na noite desta quinta-feira (10) o celibato dos padres, um ato de fé ''que geralmente é considerado um escândalo em um mundo sem Deus'', e que qualificou de ''melhor antídoto'' contra o pecado, em aparente referência aos escândalos de pedofilia.

''Em um mundo no qual Deus está ausente, o celibato é um grande escândalo (...) que deve desaparecer'', declarou o Papa a cerca de 15 mil padres reunidos na Praça de São Pedro para uma vigília celebrando o fim do ano sacerdotal.

Bento XVI destacou que ser padre ''não é um emprego, e sim uma doação total de si mesmo'', e o celibato é ''o melhor antídoto contra outros escândalos provocados por nossas insuficiências de mortais''.

''Sabemos que há outros escândalos, secundários, que obscurecem o testemunho de fé dos sacerdotes. Oremos para que o Senhor nos livre destes escândalos'', acrescentou Bento XVI, no momento em que a Igreja Católica é sacudida por denúncias de pedofilia.

Estes escândalos levaram muitos, inclusive nas fileiras da Igreja, a questionar a obrigação do celibato para os sacerdotes católicos.

A crítica ao celibato sacerdotal ''pode surpreender em um momento no qual não casar está cada vez mais em moda'', disse o Papa, antes de afirmar que ''um sim definitivo, para se entregar a Deus, é o mesmo sim definitivo do matrimônio, forma natural da união entre um homem e uma mulher, e fundamento da cultura cristã no mundo''.

Se o casamento desaparecer, ''desaparecerão as raízes da nossa cultura''.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições