MENU

Papa pede desculpas às vítimas de pedofilia

Papa pede desculpas às vítimas de pedofilia

Atualizado: Sexta-feira, 11 Junho de 2010 as 3:18

O papa Bento 16 pediu desculpas publicamente nesta sexta-feira (11) por casos de pedofilia envolvendo padres da Igreja Católica em todo o mundo

O papa Bento 16 pediu nesta sexta-feira (11) perdão público a Deus e às vítimas de padres pedófilos, durante sermão na praça de São Pedro, no Vaticano.

O líder máximo da Igreja Católica também disse que a instituição vai combater o problema e lutar para que padres pedófilos não voltem a cometer abusos.

- [Farei] tudo o que for possível para que abusos semelhantes não voltem a acontecer jamais.

O pedido de perdão foi feito diante de mais de 15 mil sacerdotes de todo o mundo, que compareceram ao encerramento do chamado Ano Sacerdotal, no Vaticano.

O papa afirmou, ainda, que os escândalos de pedofilia envolvendo padres católicos são um ''chamado para a purificação da igreja''.

Bento 16 também disse que a Igreja Católica vai trabalhar para garantir que os novos padres tenham real vocação para o sacerdócio.

O papa afirmou que ''a autenticidade da vocação'' será examinada exaustivamente durante o processo de admissão ao ministério religioso e na formação dos futuros sacerdotes.

Esta é a primeira vez que Bento 16 fala de maneira tão pública sobre os casos de abusos de crianças por religiosos católicos.

O escândalo de pedofilia ganhou força em 2010, com novas denúncias contra padres em todo o mundo, especialmente na Irlanda, nos Estados Unidos e na Alemanha.

O próprio papa chegou a ser acusado de negligência por não ter afastado sacerdotes pedófilos quando ainda era arcebispo.

veja também