MENU

Mundo

Paquistão autoriza CIA a investigar casa de Bin Laden, diz jornal

Paquistão autoriza CIA a investigar casa de Bin Laden, diz jornal

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

O governo do Paquistão autorizou a CIA (serviço secreto dos EUA) a mandar um grupo de investigadores para examinar a casa onde Osama bin Laden foi morto numa operação dos EUA no dia 2 de maio, informa o diário norte-americano “The Washington Post”.

De acordo com o jornal, a agência poderá usar equipamentos sofisticados na busca por dados sobre a al-Qaeda que possa estar escondidos em paredes ou enterrados na área da casa fortificada onde vivia o terrorista.

Morador passa nesta quinta-feira (5) em frente à casa em que, segundo os EUA, Osama bin Laden foi morto em Abbotabad (Foto: AP)

  O acordo também permitirá à CIA a, pela primeira vez, entrar no complexo que foi vigiado somente à distância, usando satélites e equipamentos de espionagem de uma casa próxima à que Bin Laden foi morto e que foi posteriormente fechada.

Segundo autoridades americanas, diz o “Post”, a equipe da CIA deve chegar nos próximos dias em Abbottabad, local da casa, com o objetivo de rastrear o local em busca de itens que não foram recuperados pelas forças americanas após a invasão, quando forças de segurança paquistanesa passaram a fazer a guarda do local.

O acordo com o Paquistão é visto como um sinal positivo de que os dois serviços de espionagem continuarão a cooperar a despeito dos protestos e atentados em Islamabad pela morte do terrorista saudita.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições