MENU

Mundo

Paquistão e Índia vão retomar diálogo

Paquistão e Índia vão retomar diálogo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:56

O Paquistão e a Índia anunciaram nesta quinta-feira (10) que concordaram em retomar o diálogo oficial para negociações de paz, interrompido depois dos atentados de Mumbai, em 2008. A informação é da chancelaria paquistanesa.

Autoridades de alto escalão dos dois países vão discutir várias questões diplomáticas durante uma visita do chanceler paquistanês a Nova Délhi, prevista para julho.     Os rivais -que preocupam a comunidade internacional porque têm arsenais nucleares- estavam sob pressão dos EUA para voltar a negociar. Os americanos avaliam que a tensão na região atrapalha a guerra ao terror no vizinho Afeganistão.

Entre as questões que devem ser discutidas, estão a de confrontos militares de fronteira e a da região da Cachemira.

Uma fonte de alto escalão do governo indiano afirmou, sob anonimato, que a decisão de retomar o diálogo foi tomada pelos respectivos chanceleres durante uma conferência regional no Butão.

'Estou cautelosamente otimista com o diálogo. Cauteloso porque há muitas variáveis e incógnitas envolvidas', disse Amitabh Mattoo, professor de Relações Internacionais na Universidade Jawaharlal Nehru, na Índia.

Índia e Paquistão já travaram três guerras desde sua independência, em 1947, sendo duas delas pela posse da região da Caxemira. Negociações anteriores, iniciadas em 2004, naufragaram rapidamente devido à desconfiança mútua e a outros obstáculos políticos.

O processo de paz foi definitivamente abandonado pelo governo indiano depois do atentado de 2008 em Mumbai, cometido por militantes islâmicos do Paquistão, que deixou 166 mortos.

Depois disso houve algumas reuniões entre funcionários dos dois países, mas sem a retomada do chamado 'diálogo composto', que pressupõe a conciliação em vários aspectos, inclusive a Caxemira.

'O novo diálogo é na prática a retomada formal do diálogo composto', disse à Reuters uma fonte indiana de alto escalão envolvida na tentativa de reaproximação com Islamabad.

'O que aconteceu em Thimphu (capital do Butão) é que ambos concordamos (...) que há apoio para o processo', explicou a fonte, ressalvando que o nome 'diálogo composto' não deve ser usado.

Fontes do governo indiano dizem que o processo será retomado em vários níveis ao longo dos próximos meses, culminando com uma reunião de chanceleres ainda neste ano.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições