MENU

Mundo

Paquistão expressa aos EUA sua 'indignação' após ataque da Otan

Paquistão expressa aos EUA sua 'indignação' após ataque da Otan

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

A ministra paquistanesa Hina Rabbani Khar

(Foto: Gurinder Osane/AP) O governo do Paquistão expressou neste domingo (27) aos Estados Unidos sua "profunda indignação" após o ataque de forças da Otan no Afeganistão , liderada por tropas americanas, que causou a morte de cerca de 26 soldados paquistaneses no sábado (26).

A crítica paquistanesa ante ao episódio foi transmitida durante uma chamada telefônica da ministra de Relações Exteriores, Hina Rabbani Khar, à secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.

"A chanceler expressou profundo sentimento de indignação do Paquistão à perda sem sentido de 26 soldados", afirma um comunicado do governo paquistanês. O ataque, acrescenta a nota, "mostra total desrespeito pelas leis internacionais e pela vida humana, e são uma clara violação da soberania paquistanesa".

Funeral de soldados mortos em ataque da Otan foi realizado em Peshawar. (Foto: A. Majeed/AFP) Desocupação

O governo do Paquistão exigiu que os Estados Unidos desocupem, dentro de 15 dias, uma base aérea usada para aviões americanos não tripulados. A exigência foi emitida neste sábado (26) após o bombardeio que matou soldados paquistaneses na fronteira com o Afeganistão. O Paquistão divulgou a exigência por meio de uma declaração enviada a jornalistas após uma reunião de emergência presidida pelo primeiro-ministro do Paquistão, Yousuf Raza Gilani. No encontro, o governo também decidiu revisar suas relações diplomáticas e militares com os EUA e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A Base Aérea de Shamsi está localizada na província de Baluchistan. Os EUA são suspeitos de usarem a base para lançar aviões armados e de observação para pressionar os militares do Talibã e da Al-Qaeda na região tribal do Paquistão.

Em represália, o governo do Paquistão também ordenou o bloqueio de todos os comboios de abastecimento da Otan no Afeganistão, que passam por território paquistanês.

Paquistão ordenou o bloqueio de comboios de abastecimento da Otan (Foto: Shahid Shinwari/Reuters)            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições