MENU

Mundo

Partido de ativista e Nobel da Paz é reconhecido em Mianmar

Partido de ativista e Nobel da Paz é reconhecido em Mianmar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

O partido da líder da oposição birmanesa Aung San Suu Kyi, a Liga Nacional para a Democracia (LND), foi oficialmente reconhecido como legal pela Comissão Eleitoral, informou nesta terça-feira (13) o jornal oficial "New Light of Myanmar".

A LND, que boicotou as eleições de novembro de 2010, já pode apresentar seus candidatos, entre eles a própria Suu Kyi, prêmio Nobel da Paz, às eleições legislativas previstas para os próximos meses.

"A Comissão Eleitoral da União autorizou" à LND "a se registrar como partido político", revela o "New Light of Myanmar".

A Liga Nacional foi dissolvida em maio de 2010 pela Junta Militar no poder, após boicotar as eleições de novembro do mesmo ano.

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, e a militante oposicionista birmanesa Aung San Suu Kyi durante encontro em 2 de dezembro em Yangon, Mianmar (Foto: AP) Suu Kyi liderou a estratégia de boicote das eleições, qualificadas de "farsa" pelo Ocidente.

Desde então, os militares instalaram um regime "civil" em Mianmar, com o presidente Thein Sein encarregado das reformas para tirar o país do isolamento internacional.

Em 1990, a LND humilhou o regime militar birmanês ao conquistar 392 das 485 cadeiras do Parlamento, mas os generais ignoraram os resultados e Suu Kyi foi privada da liberdade por 15 dos 21 anos seguintes.

Aung San Suu Kyi, de 66 anos, foi libertada finalmente em 13 novembro de 2010.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições