MENU

Mundo

'Passamos por momentos de tensão', diz brasileiro resgatado da Líbia

'Passamos por momentos de tensão', diz brasileiro resgatado da Líbia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

O avião com 148 brasileiros que estavam na Líbia pousou no Recife no início da noite desta segunda-feira (28). O grupo segue viagem para suas cidades de origem entre esta segunda e terça-feira. A maior parte dos passageiros permanecerá no Nordeste - 107 pessoas, sendo 56 de Pernambuco.

  Flores, cartazes, fotos gigantes. Demonstrações de saudade para marcar o fim de dias de espera angustiante.

"Nós passamos por momentos de tensão, quando foram perdidas todas as comunicações de internet, telefone, tudo e a gente sabendo pela televisão que estavam acontecendo muitas coisas graves lá", relata o administrador Wellington Gonzales.  

Às 18h20, os brasileiros desembarcaram no aeroporto internacional do Recife. Depois de mais de dois dias de viagem e muitas horas de ansiedade, a aflição foi transformada em alegria no reencontro. Para esses brasileiros, a palavra pátria tem um significado ainda mais especial.

"A gente quando chega na nossa terrinha e vê tudo que a gente passou, passa um filme em nossa cabeça e vê que nosso país é muito tranquilo, é muito maravilhoso", afirma o administrador financeiro Marcelo Soares. Um casal viveu os momentos de tensão na Líbia com mais intensidade. "Eu estou grávida de quatro meses, eu estava vindo para ter o neném. Fiquei muito angustiada com esse período, porque a gente estava a 200 metros da zona do conflito. É muita emoção", conta a administradora Jaqueline Siqueira.

US$ 30 bilhões bloqueados

Nesta segunda, o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou ter bloqueado cerca de US$ 30 bilhões em ativos líbios, no mesmo dia em que o Pentágono afirmou estar reposicionando forças navais e aéreas em redor da Líbia para facilitar possíveis futuras ações militares.

A informação sobre o bloqueio de fundos é de David Cohen, subsecretário para assuntos de terrorismo e inteligência financeira do Tesouro. Segundo ele, trata-se da maior soma já bloqueada em uma situação semelhante.

O clima continuava tenso no país, praticamente tomado pela rebelião iniciada em Benghazi, no leste. Os rebeldes fecham o cerco sobre a capital, Trípoli, mas o coronel Kadhafi promete resistir.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições