MENU

Mundo

Pedro Passos Coelho é nomeado primeiro-ministro de Portugal

Pedro Passos Coelho é nomeado primeiro-ministro de Portugal

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

O presidente de Portugal , Aníbal Cavaco Silva, nomeu o conservador Pedro Passos Coelho como primeiro-ministro de Portugal, anunciou a presidência em comunicado nesta quarta-feira (15).

"Depois de ter ouvido os partidos políticos representados no Parlamento, o presidente da República nomeou o presidente do Partido Social-Democrata, Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro", afirma o texto oficial.

O PSD de Passos Coelho venceu as eleições legislativas de 5 de junho.

A nomeação ocorre após o pacto entre o PSD e seus tradicionais aliados, os democratas cristãos do CDS-PP. Os dois partidos, com 105 e 24 deputados respectivamente, obtiveram 129 cadeiras de um total de 230, garantindo assim maioria absoluta.

O novo premiê de Portugal, Pedro Passos Coelho, dá entrevista nesta

 quarta-feira (15) após encontro com o

 presidente Aníbal Cavaco Silva, em Lisboa (Foto: AP)

  Cavaco Silva havia pedido na semana passada a Passos Coelho que formasse o novo governo. O conservador vai suceder ao socialista José Sócrates, que estava no poder desde 2005 e entregou o cargo em janeiro de 2011.

Os investidores estavam ansiosos para a formação do novo governo para que o país possa começar rapidamente a implementar os termos de uma ajuda financeira de 78 bilhões de euros da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, obtida no mês passado. Entre as medidas, estão aumento de impostos, corte de gastos e reformas estruturais.

Os próximos passos para a formação do gabinete devem ocorrer apenas agora, depois da nomeação.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições