MENU

Mundo

Perigosa onda de calor já atinge quase metade da população dos EUA

Perigosa onda de calor já atinge quase metade da população dos EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:33

A perigosa onda de calor que assola o leste dos Estados Unidos e teria causado pelo menos 13 mortes já cobre uma área ocupada por quase metade da população do país, segundo informou nesta quarta (20) um porta-voz da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, da sigla em inglês).

Onda de calor cobre o centro-leste dos EUA

(Foto: Reprodução/NOAA)

  Justin Kenney, porta-voz do órgão, postou a informação em seu Twitter. "Cerca de 141 milhões de pessoas em uma área de 1 milhão de km² estão hoje sob alertas e avisos de calor", diz o texto, seguido de um link para a imagem ao lado, que ilustra a informação.

O país tem cerca de 309 milhões de habitantes.

Foi o próprio NOAA que afirmou que há 13 mortes "potencialmente relacionadas com a onda de calor no centro-leste", segundo noticiou a CNN nesta terça.

Nas fotos superiores, crianças se refrescam com a água de um hidrante aberto e uma mulher fala ao celular enquanto descansa à beira de uma fonte, ambas as imagens em Nova York. Na foto de baixo, menina se molha em parque de Middlefield, no estado de Ohio. Imagens feitas na terça (19) (Foto: Reuters e AFP)

  De acordo com o órgão de meteorologia, uma frente fria deve fazer com que as temperaturas sofram queda no centro-norte nos próximos dias, mas, no leste dos Estados Unidos, as altas temperaturas estão só começando.

Os estados dessa região devem registrar, em sua maioria, temperaturas acima de 38º Celsius (100º Farenheit). Nos últimos dias, o forte calor chegou a dar a sensação térmica de 55º Celsius (131º Farenheit) em algumas regiões, segundo a NOAA.

A sensação térmica leva em conta fatores como o vento (ou a ausência dele), e não é necessariamente equivalente à temperatura local.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições