MENU

Mundo

Peru prende líder do Sendero Luminoso

Peru prende líder do Sendero Luminoso

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

A polícia do Peru prendeu um importante comandante da guerrilha maoísta Sendero Luminoso em uma operação que resultou na morte de dois suspeitos guerrilheiros, de acordo com a mídia local.

Edgar Mejía, também conhecido como "Companheiro Izula", foi detido na noite de quarta-feira, disse o chefe de polícia da região de Huallaga, Marlon Savitzky, segundo o site Peru 21.

Savitzky disse que o líder rebelde é suspeito de ter comandado grupos guerrilheiros em dois confrontos armados contra a polícia nos últimos anos, nos quais 11 policiais e uma autoridade local morreram. Nas principais regiões produtoras de coca do Peru, o Alto Huallaga, o Ene e os Vales do Rio Apurimac, a polícia e o Exército entram em confronto frequentemente com traficantes de cocaína ligados ao Sendero Luminoso, grupo que protagonizou uma violenta guerra contra o governo nos anos 1980 e 1990.

Apesar de a maioria dos líderes do grupo ter sido presa e de o Sendero Luminoso não possuir mais condições de desestabilizar o governo, as forças de segurança do Peru consideram as regiões produtoras de coca como regiões em conflito que ainda precisam ser pacificadas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições