MENU

Mundo

Peru tem 12 mulheres assassinadas por companheiros a cada mês

Peru tem 12 mulheres assassinadas por companheiros a cada mês

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

A cada mês, 12 mulheres são assassinadas no Peru por seus companheiros, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Informática (Inei) divulgados nesta quarta-feira, 23, durante um seminário sobre a violência de gênero realizado em Lima.

Sob o título "Estratégias de prevenção da violência contra a mulher em casais jovens", o evento reuniu especialistas da Espanha e Peru para analisar este problema, segundo a agência estatal Andina.

"De acordo com o Inei, quatro a cada dez mulheres com idades entre 15 e 45 anos sofreram alguma vez violência física por parte de seus companheiros, mas mais preocupante é o número de 12 mulheres mortas por mês às mãos de seus parceiros", disse a vice-ministra da Mulher, Regina Medina.

Medina disse que as mulheres peruanas devem avaliar a situação de suas relações e rejeitar qualquer tipo de violência.

"Não duvidem em pedir ajuda quando acontecerem estas agressões. Para isso contem com os Centros Emergência Mulher (CEM) em todo o país com profissionais prontos para ajudar", assegurou a vice-ministra.

Segundo a funcionária, o Programa Nacional Contra a Violência Familiar e Sexual registrou, desde que foi lançado, em 2002, 286.462 casos relacionados com esta problemática.

Medina assinalou que a violência familiar e sexual contra a mulher constitui "um grave problema que não permite o desenvolvimento humano das pessoas, pois atenta contra seus direitos e representa um obstáculo para o desenvolvimento de suas Capacidades".

Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições