MENU

Pesquisa nos EUA mostra que maioria apoia bomba atômica, diz jornal

Pesquisa nos EUA mostra que maioria apoia bomba atômica, diz jornal

Atualizado: Quarta-feira, 5 Agosto de 2009 as 12

Uma pesquisa feita por uma universidade americana mostra que a maioria dos pesquisados acredita que o lançamento de bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial, era a coisa certa a ser feita, segundo o jornal "The Huffington Post".

A pesquisa, divulgada na terça-feira, 4 de agosto, pela Universidade de Quinnipiac, indica que 61% das pessoas ouvidas acreditam que os Estados Unidos fizeram a coisa certa e 22% acreditam que a decisão foi errada. A pesquisa ouviu 2.409 americanos, segundo o jornal.

Segundo o "Huffington Post", o apoio ao ataque com bombas atômicas é menor entre os que se declararam democratas, mulheres, jovens e outras minorias, de acordo com a pesquisa.

O lançamento da primeira bomba sobre Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, completará 64 anos nesta quinta-feira. Estima-se que 140 mil pessoas morreram durante a explosão ou nos meses que se seguiram. Outras milhares morreram contaminadas por radiação nos anos seguintes.

Três dias depois, outra bomba foi lançada sobre Nagasaki, matando pelo menos 80 mil pessoas. O Japão se rendeu menos de uma semana depois.

Segundo o instituto ligado à universidade, citado pelo jornal, os pesquisados responderam à seguinte pergunta: "Você acha que os Estados Unidos tomara a decisão correta ou errada ao lançar as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki?"

De acordo com o jornal, a universidade ouviu 2.409 pessoas de 27 de julho a 3 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais.

veja também