MENU

Mundo

Pessoas devem agir por contra própria contra o aquecimento global, diz Nobel de Economia

Pessoas devem agir por contra própria contra o aquecimento global, diz Nobel de Economia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

As pessoas deveriam começar a agir por conta própria contra o aquecimento global, em vez de esperarem que seus líderes definam as medidas a serem tomadas. A afirmação é de Elinor Ostrom, que se tornou neste ano a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Economia.

Políticos do mundo todo se reúnem a partir de segunda-feira (7) em Copenhague (Dinamarca) para tentar definir um novo tratado climático global, com a meta de limitar a 2ºC o aquecimento médio do planeta em relação aos níveis pré-Revolução Industrial. Especialistas dizem que, para isso, seria necessário que até 2050 as emissões de gases do efeito estufa sejam reduzidas à metade em relação ao que eram em 1990.

Ostrom conversou com jornalistas em Estocolmo (Suécia), onde os prêmios Nobel serão entregues numa cerimônia na próxima quinta-feira (10), com direito ao tradicional banquete para os vencedores

''Estou muito preocupada que suponhamos (...) que as negociações internacionais sejam a única coisa que possa acontecer, e que fiquemos sentados esperando. Há um enorme número de coisas que as pessoas podem fazer em pequena escala (...), de modo que, além de esperar que os grandões lá em cima tomem suas decisões, possamos agir. Porque, se esperarmos demais, pode ser desastroso''.

Ostrom, da Universidade de Indiana (EUA), recebeu metade do prêmio de 10 milhões de coroas (R$ 2,4 milhões) por demonstrar que as comunidades podem gerir melhor seus recursos comuns do que o Estado. Ela alertou para a complexidade do desafio climático.

''Se você quer parar uma guerra, é duro. Mas resolver um problema que é ao mesmo tempo biológico, químico e humano é um desafio muito maior''.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições