MENU

Mundo

Petraeus anuncia investigação sobre a morte de refém britânica

Petraeus anuncia investigação sobre a morte de refém britânica

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

O comandante em chefe das forças estrangeiras no Afeganistão, o general americano David Petraeus, anunciou nesta segunda-feira a abertura de uma investigação para esclarecer as circunstâncias da morte da voluntária britânica Linda Norgrove durante uma operação de resgate.

O Exército americano conduzirá a investigação com colaboração estreita do Governo britânico, assegurou o comando militar dos Estados Unidos em comunicado.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, disse que Norgrove pode ter morrido por causa da explosão de uma granada detonada por militares americanos que tentavam resgatá-la, e já havia antecipado que os dois países fariam uma investigação sobre o fato.

Em um primeiro momento, as autoridades tinham assegurado que a voluntária havia morrido durante a operação de resgate, quando um dos sequestradores detonou os explosivos que levava presos a um colete. No entanto, Cameron revelou ter falado hoje com Petraeus, que o comunicou que a informação sobre o resgate fracassado foi revisada.   O comando militar dos EUA no Afeganistão confirmou a revisão, mas se limitou a ressaltar que a informação da qual dispõe não esclarece ainda de maneira "conclusiva" a causa da morte da voluntária.

Linda, que era do condado escocês de Sutherland, trabalhava para o grupo humanitário americano DAI e foi sequestrada no dia 26 de setembro junto com três afegãos na província de Kunar, na fronteira com o Paquistão.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições