MENU

Petroleira britânica inicia operação para conter vazamento

Petroleira britânica inicia operação para conter vazamento

Atualizado: Quinta-feira, 27 Maio de 2010 as 10:46

A companhia British Petroleum iniciou nesta quarta-feira (26) uma complexa operação chamada ''top kill'' (''matar por cima'') para selar o poço petroleiro que está causando um desastre ecológico no golfo do México.

Um porta-voz da empresa leu o comunicado após funcionários do governo americano terem aprovado o início da arriscada operação em águas profundas.

''A BP deu início à 'top kill'. As operações tiveram início às 14h GMT (11h de Brasília)'', informou a empresa.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que seu governo não descansará até que o vazamento de petróleo seja interrompido e a operação de limpeza da região onde o desastre ambiental ocorreu esteja completa.

- Não descansaremos até que esse poço seja fechado, o meio ambiente esteja recuperado e a limpeza tenha sido completada.

Obama deve viajar outra vez à costa do Golfo na próxima sexta-feira (28). O vazamento começou em 20 de abril, desde a explosão na plataforma Deepwater Horizon.

Entenda como funciona a operação

A operação ''top kill'' consiste em bombear líquido pesado para dentro do poço de petróleo danificado, aumentando a pressão contrária ao fluxo do vazamento para tentar conter o derramamento de petróleo.

O chamado líquido pesado de perfuração será bombeado a partir de um navio na superfície do oceano por meio de imensos canos e levado ao fundo do mar, a cerca de 1.500 m de profundidade, até a válvula danificada que fica no topo do poço de petróleo. Se o procedimento funcionar, técnicos vão em seguida bombear cimento para dentro do dispositivo, a fim de selar definitivamente o vazamento.

De acordo com a BP, essa complexa operação nunca foi tentada em profundidades tão grandes.

De acordo com as estimativas mais otimistas da BP - consideradas irreais pela maioria dos especialistas - cerca de 800 mil litros (5.000 barris) de petróleo vazam diariamente no golfo do México.

veja também