MENU

Mundo

Piloto do Airbus A320 ficou trancado fora da cabine, diz NYT

Áudio da caixa-preta indicaria que o piloto que ficou sozinho não respondeu aos chamados desesperados do colega

Fonte: terra.com.brAtualizado: quinta-feira, 26 de março de 2015 às 11:17
acidente aéreo na França
acidente aéreo na França

O piloto do Airbus A320, que caiu nos Alpes franceses na terça-feira (24), teria saído da cabine de controle e ficado trancado para fora, segundo informações de um investigador que ouviu a gravação da caixa-preta da aeronave. As informações são do jornal New York Times.

fonte, um militar de alta patente que não quis se identificar, relatou uma conversa "muito suave, muito tranquila" entre os dois pilotos no começo da viagem entre Barcelona, na Espanha, e Düsseldorf, na Alemanha. Segundo ele, o áudio indica que mais tarde um dos pilotos teria saído e não conseguido entrar novamente na cabine.

"Um homem que está fora da cabine bate levemente na porta e não obtém resposta", afirmou o investigador. "Em seguida, ele bate mais forte e continua sem resposta. Nunca houve uma resposta". O militar disse que é possível ainda "ouvir que, ao final, ele está tentando forçar e derrubar a porta".

Embora o áudio ajude a esclarecer algumas dúvidas sobre o acidente, outras permanecem. "Ainda não sabemos a razão pela qual um dos pilotos saiu. Mas o que se pode afirmar é que, antes de cair, havia um piloto na cabine sozinho e que não abriu a porta".

Outro mistério é que a descida do avião durante dez minutos foi gradual, e não brusca, indicando que as duas turbinas não estavam seriamente danificadas. Durante todo o trajeto de queda não houve comunicação entre a cabine de comando e os controladores de tráfego aéreo, ou sequer qualquer outro sinal comunicando uma emergência.

 

 

 

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições