MENU

Piratas capturam navio de Cingapura com 19 chineses a bordo

Piratas capturam navio de Cingapura com 19 chineses a bordo

Atualizado: Segunda-feira, 28 Junho de 2010 as 9:45

Um cargueiro de bandeira cingapuriana, com 19 tripulantes chineses a bordo, foi capturado nesta segunda-feira por piratas somalis no golfo de Áden, informou o Centro de Resgate Marítimo da China.

O navio deixara a Arábia Saudita com destino à Índia e levava um produto químico tóxico usado como anticongelante.

O Golden Blessing foi capturado no norte da Somália, dentro de um corredor internacional de transporte patrulhado por tropas internacionais antipirataria, disse o coronel Per Klingvall, porta-voz da força antipirataria da União Europeia.

Segundo o coronel, todos os tripulantes estão a salvo. Ele disse ainda que o cargueiro levava 14.445 toneladas de glicol etileno e estava se movendo em direção à costa somali após o sequestro.

O navio é de propriedade da Golden Pacific International Holdings Ltd. Em comunicado, a Autoridade Portuária e Marítima de Cingapura disse estar ''trabalhando com relevantes agências governamentais e com a proprietária do navio''.

Os piratas somalis mantém mais de uma dúzia de navios e centenas de tripulantes sob seu poder. A pirataria mostrou-se uma forma de obter riqueza em um país que não vê governo efetivo desde 1991.

Nos últimos meses vários navios chineses foram atacados no golfo de Áden e dois deles sequestrados. A China participa da armada internacional que patrulha a área para evitar ataques piratas.

veja também