MENU

Polícia do Havaí vai publicar na Internet fotos de motoristas flagrados bêbados

Polícia do Havaí vai publicar na Internet fotos de motoristas flagrados bêbados

Atualizado: Quarta-feira, 25 Novembro de 2009 as 12

O departamento de polícia de Honolulu, no estado americano do Havaí, anunciou que vai publicar em seu site, a partir desta quarta-feira (25), as fotos dos motoristas detidos suspeitos de dirigir sob influência de alcool na região.

A notícia está provocando polêmica. Os apoiadores querem que a medida seja estendida para o resto do país, pois ela supostamente reduziria o número de motoristas bêbados. Mas os críticos lembrar que as fotos vão ser publicadas antes que os suspeitos sejam julgados e eventualmente condenados, o que violaria direitos constitucionais.

''Não queremos embaraçar ninguém'', disse o major Thomas Nitta, chefe da divisão de trânsito. ''É informação pública, e queremos que as pessoas fiquem informadas''.

''Não há dados empíricos que mostrem que isso funcione'', disse o advogado Pat McPherson, especializado nesse tipo de caso. ''A intenção é boa, mas não deve funcionar''.

Esse tipo de informação foi publicada em jornais e mostrada na TV durante décadas. A diferença agora é que a própria polícia está tomando a iniciativa de publicar.

Dados recentes das infrações de trânsito no Havaí incluem advogados e vários astros da série ''Lost'', que é filmada ali.

veja também