MENU

Mundo

Polícia resgata empresário brasileiro feito refém na África do Sul

Polícia resgata empresário brasileiro feito refém na África do Sul

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

A polícia da África do Sul resgatou na manhã de hoje um empresário brasileiro que havia sido sequestrado em Kensington, a leste de Johannesburgo, de acordo com o site ''Politics Web''.

A polícia diz acreditar que os supostos criminosos fazem parte de um grupo que atrai empresários de diferentes países para atuarem na costa sul-africana, e depois os sequestram e pedem resgates a suas empresas.

De acordo com o site, a operação foi empreendida pelo grupo especial de combate ao crime organizado da polícia sul-africana, conhecido como Hawks, das cidades de Johannesburgo e de North Rand, em parceria com as Unidades de Combate ao Crime Organizado e de Inteligência do país.

Um empresário sul-coreano foi mantido refém no mesmo local e libertado no último dia 19, depois de cinco dias preso, com o pagamento de US$ 70 mil [R$ 126 mi] por parte de sua empresa. A explicação para o depósito é de que o valor faria parte de um acordo, segundo o ''Politics Web''.

Com informações obtidas com o sul-coreano, a polícia passou a monitorar a casa, que foi invadida na manhã de ontem para resgatar o brasileiro.

O empresário, de 58 anos e cujo nome não foi divulgado, disse que os supostos criminosos ameaçaram matá-lo e que foi torturado com um ferro de passar roupa quente. Ele contou também que se sentiu aliviado quando viu que a polícia invadiria o local.

O site informou que o brasileiro foi hospitalizado com sérias queimaduras no abdômen, no peito e nos pés. Ele é chefe de uma companhia internacional do setor madeireiro.

O comissário da polícia sul-africana, general Bheki Cele, se mostrou satisfeito com libertação do brasileiro, e disse que seu país não é um paraíso de criminosos.

''Nós dissemos isso antes e repetimos agora: a África do Sul não é um paraíso de criminosos. (...) Todos os dias reduzimos o espaço para o crime e continuaremos a fazê-lo,'' afirmou.

Os supostos sequestradores são provenientes da Nigéria e comparecerão a um tribunal na segunda-feira (31).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições