MENU

Mundo

Polônia relembra os 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial

Polônia relembra os 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Autoridades europeias e norte-americanas participam nesta terça-feira, 1º de setembro, de cerimônias na Polônia para relembrar os 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial. Líderes poloneses se reunem na península de Westerplatte, em Gdansk, para marcar a exata hora que um navio de guerra alemão bombardeou um pequeno posto da marinha polonesa.

"Westerplatte é um símbolo de uma luta heroica dos fracos contra os fortes", disse o presidente Lech Kaczynski. "É uma prova de patriotismo e de espírito de luta. Glória aos heróis daqueles dias, glória aos heróis de Westerplatte, glória a todos os soldados que lutaram na Segunda Guerra Mundial contra os alemães nazistas e contra os totalitários bolcheviques."

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin - representantes  dos dois países que invadiram a Polônia em setembro de 1939 - participaram da cerimônia. Merkel disse à rede germânica ARD que seu país nunca ia esquecer as "causas e efeitos" da guerra.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições