MENU

Portugal aumenta taxa para colocar 500 milhões de euros em bônus.

Portugal aumenta taxa para colocar 500 milhões de euros em bônus.

Atualizado: Quarta-feira, 1 Dezembro de 2010 as 12:16

Portugal colocou no mercado nesta quarta-feira 500 milhões de euros em bônus do Tesouro a um ano, a uma taxa muito maior que a da última emissão similar feita há duas semanas, apesr de que com uma demanda também mais elevada, anunció la agencia de la deuda portuguesa.

A taxa de juros exigida pelos investidores foi 5,281%, frente aos 4,813% pedidos para os 750 milhões de euros emitidos em 17 de novembro, indicou o Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP).

A demanda foi 2,5 vezes superior à oferta, para o 1,8 da vez anterior, apesar da ameaça feita na terça-feira pela agência de classificação financeira Standard and Poor's de rebaixar de novo a nota de Portugal.

É a primeira vez em dois meses que se aumenta a demanda de bônus portugueses, segundo destacou a imprensa econômica local nesta quarta-feira.

Portugal está atualmente muito pressionado pelos mercados, que apostam que este será o próximo país da Eurozona a necessitar de ajuda financeira internacional, depois da Grécia e a Irlanda.

Lisboa nega categoricamente que precise de ajuda externa.    

veja também