MENU

Portugal precisa de ajuda financeira da UE, diz ministério

Portugal precisa de ajuda financeira da UE, diz ministério

Atualizado: Quarta-feira, 6 Abril de 2011 as 4:42

Portugal precisa da ajuda financeira da União Europeia, disse o Ministério das Finanças do país, confirmando artigo do "Jornal de Negócios" que citava o ministro Fernando Teixeira dos Santos.

"Perante esta difícil situação, que podia ter sido evitada, entendo que é necessário recorrer aos mecanismos de financiamento disponíveis no quadro europeu em termos adequados à atual situação política", afirmou o ministro ao jornal.

"O país foi irresponsavelmente empurrado para uma situação muito difícil nos mercados financeiros", acrescentou. "O Ministério das Finanças confirma a declaração do ministro ao Jornal de Negócios", afirmou uma porta-voz.

Portugal vive uma crise financeira que já levou, no mês passado, à renúncia do primeiro-ministro José Sócrates e à convocação de eleições para junho. O Parlamento português rejeitou um plano de austeridade, o que provocou rebaixamentos da nota do país por agências de classificação de risco, que afirmaram que um pacote de resgate financeiro do país é agora mais provável.      

veja também