MENU

Mundo

Possível gravidez de panda 'celebridade' causa frenesi em Taiwan

Possível gravidez de panda 'celebridade' causa frenesi em Taiwan

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

Yuan Yuan foi um dos dois pandas presenteados pela China a Taiwan em 2008. (Foto:AP Photo/BBC)

  A possível gravidez de uma celebridade está provocando uma onda de especulações e frenesi em Taiwan. A celebridade em questão é Yuan Yuan, uma panda gigante.

Yuan Yuan é um dos dois pandas gigantes presenteados a Taiwan pela China em 2008 para simbolizar a melhoria das relações entre os dois governos.

O zoológico de Taipei, capital de Taiwan, diz que Yuan Yuan vem demonstrando sinais de gravidez - está dormindo mais, comendo menos e demonstra um mal-humor pouco usual.

Especialistas da província chinesa de Sichaun, onde os pandas nasceram, afirmaram aos veterinários do zoológico que a mãe de Yuan Yuan havia demonstrado os mesmos sinais quando ficou grávida.

Yuan Yuan foi inseminada artificialmente em fevereiro, porque o casal de pandas do zoológico não demonstrou interesse em procriar pelo caminho mais comum.

Zoólogos acreditam que eles podem simplesmente ser jovens e inexperientes demais para manterem relações sexuais.   Bom presságio

Os criadores de Yuan Yuan terão que esperar até junho ou julho para descobrir com certeza se ela está grávida - apenas duas semanas antes do possível nascimento da cria.

Isso porque embriões de panda são tão pequenos que não aparecem nos exames precoces de ultrassonografia. Além disso, Yuan Yuan não gosta de ser examinada, então os veterinários do zoológico estão evitando perturbá-la.

Se a gravidez for confirmada, as autoridades chinesas também terão motivo para comemorar. O nascimento de um novo panda seria considerado pela China como um bom presságio para as relações com Taiwan.

Taiwan tem um governo independente desde a revolução comunista na China, em 1949, mas o governo chinês a considera uma 'província rebelde' que faz parte de seu território.

Não é coincidência que os nomes dos dois pandas presenteados a Taiwan, Tuan Tuan e Yuan Yuan, quando falados junto, significam "reunião" em chinês.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições