MENU

Praticamente reeleito, Evo espera manter diálogo "transparente" com o Brasil

Praticamente reeleito, Evo espera manter diálogo "transparente" com o Brasil

Atualizado: Segunda-feira, 7 Dezembro de 2009 as 12

O presidente virtualmente reeleito da Bolívia, Evo Morales, disse nesta segunda-feira (7) em entrevista a jornalistas estrangeiros que pretende continuar tendo um diálogo ''transparente e sincero'' com o próximo presidente do Brasil, que será escolhido em 2010.

Evo foi praticamente reeleito à Presidência da Bolívia nas eleições da véspera, segundo as pesquisas de boca de urna. Ainda não há resultados oficiais, mas o principal opositor, Manfred Reyes Villa, já falou como derrotado e prometeu fazer uma oposição responsável.

Gás natural

Questionado sobre os contratos de compra de gás natural da Bolívia pelo Brasil, Evo afirmou que espera manter a postura de ''cooperação'', e não de ''concorrência'' entre os dois países.

Reeleição

O presidente reeleito voltou a se esquivar de uma pergunta sobre se ele iria se candidatar a um terceiro mandato. Segundo ele, uma ''interpretação cabal'' da nova Constituição boliviana poderia dar margem a isso. Mas ele preferiu dizer que seu desejo, agora, é ''fazer um bom trabalho'' no segundo mandato e ''servir de referência''.

Morales também confessou que, antes da campanha, ficou feliz quando soube quem seriam seus concorrentes.

Por Giovana Sanchez

veja também