MENU

Prefeito de Nova York diz que cidade superou o trauma do 11/09

Prefeito de Nova York diz que cidade superou o trauma do 11/09

Atualizado: Domingo, 11 Setembro de 2011 as 10:42

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, afirmou nesta terça-feira (6) que a reconstrução do World Trade Center é uma mostra de que a cidade já superou o trauma dos atentados de 11 de Setembro.

Cinco dias antes do décimo aniversário dos atentados de 2001, o prefeito classificou a ressurreição de Manhattan como "uma das maiores histórias de retorno na história americana".

As previsões de que Nova York nunca poderia se recuperar do impacto do 11 de setembro mostraram-se errôneas, disse.

"Este foi o temor na época, que os tempos ruins voltassem...., e ficassem espalhados pela cidade. Como se sabe, estou feliz por dizer que nada disso aconteceu. De fato, foi o contrário", disse em um discurso diante de líderes da comunidade. "Nova York ressucitou mais rápido do que ninguém acreditava ser possível".

De acordo com Bloomberg, o projeto de escritórios do World Trade Center em construção no local das Torres Gêmeas é o coração de um bairro cada vez mais vibrante, que agora tem a maior população residente desde 1920.

saiba mais Veja as página especial sobre os dez anos do 11 de Setembro

Ele disse que as principais companhias aéreas voltaram a entrar na região, assim como as famílias retornaram para lá, demonstrando a fé na cidade.

Vieram "sabendo que a região continuará sendo um alvo terrorista, mas se negaram a viver com medo e se deram conta de que Nova York tem o melhor departamento de polícia do mundo", disse o prefeito.

A principal torre no novo World Trade Center alcançará 541 metros de altura, convertendo-se no edifício mais alto do país quando estiver finalizado. A segunda torre será ligeiramente mais baixa, seguida pelas torres três e quatro, ainda menores.

Um monumento que consta de duas fontes colocadas nos pontos exatos onde as Torres Gêmeas se erguiam está pronto e será inaugurado no domingo (11).

"Nunca esqueceremos a devastação da região, que chegou a ser conhecida como o Marco Zero, nunca", disse Bloomberg. "Mas chegou o momento de chamar estes 16 hectares por seu nome: World Trade Center e National September 11 Memorial and Museum (Monumento e Museu Nacional 11 de Setembro).   Fonte - G1

veja também