MENU

Mundo

Premiê britânico autoriza uso de canhão de água para conter tumultos

Premiê britânico autoriza uso de canhão de água para conter tumultos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:31

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse nesta quarta-feira (10) que a resposta aos distúrbios violentos vistos nas últimas quatro noites Londres e outras cidades do país estava "em andamento" e autorizou o uso de canhões de água para enfrentar os tumultos e saques.

"Apesar de em condições normais não precisarmos do uso deles, agora estamos aplicando um plano de emergência para que os jatos d'água estejam disponíveis as 24 horas", disse Cameron, que já havia autorizado o uso de balas de borracha.

Segundo ele, a segurança feita por 16 mil policiais e grupos de proteção fez com que a última noite fosse calma em Londres, mas episódios esporádicos de tumultos e depredações foram registrados em diversas cidades do país .

Homens limpam região de veículo queimado em Toxteth, Liverpool (Foto: Phil Noble/Reuters)

  Houve registros de violência em Manchester, Salford, Liverpool, Nottingham e Birgmingham, incluindo saques e depredações de lojas. Alguns locais foram incendiados.     A onda de violência começou em Tottenham, no norte de Londres, quando uma pequena manifestação pacífica em protesto pela morte de um jovem por disparos da polícia resultou em graves distúrbios, que se propagaram a outros bairros. Mark Duggan, de 29 anos, estava em um táxi quando foi atingido pelos disparos da polícia, em uma ocorrência investigada por uma comissão independente e na qual um agente ficou ferido.

Desde o começo dos distúrbios, no último sábado, a Scotland Yard prendeu 768 pessoas relacionadas aos atos violentos.     Nesta madrugada, segundo a polícia, 108 pessoas foram detidas em Manchester e Salford, onde grupos de jovens atearam fogo a edifícios e veículos, e 87 foram detidos por desordem em West Midlands.

Nessa região do país, a polícia de Birmingham abriu uma investigação por assassinato depois que três homens morreram em um acidente de estrada quando protegiam a área de suas casas.

Em Liverpool, 50 pessoas foram detidas por distúrbios, outras três em Gloucester por lançarem pedras e garrafas, enquanto em Leicester cerca de 100 jovens atacaram estabelecimentos comerciais e jogaram objetos contra os agentes.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições