MENU

Premiê grego convoca eleições antecipadas

Premiê grego convoca eleições antecipadas

Atualizado: Quarta-feira, 2 Setembro de 2009 as 12

O primeiro-ministro grego, Kostas Karamanlis, convocou nesta quarta-feira, 2 de setembro, eleições legislativas antecipadas.

Ele argumentou que o país precisa adotar em breve uma série de medidas "necessárias" para enfrentar a crise econômica. A data do pleito não foi divulgada.

"É preciso clarear e paisagem política com uma série de medidas", declarou Caramanlis em mensagem à nação transmitida pelas redes de televisão do país.

"O ano de 2010 será difícil e determinante pelo que é preciso que o povo grego escolha o governo que poderá tirar o país desta crise", disse.

Atingida pela crise, a Grécia, que conheceu um crescimento de seu Produto Interno Bruto (o conjunto de bens e riquezas produzido pelo país) de mais de 4%, prevê um percentual de 1,1% para 2009.

Assolado por escândalos, o governo do partido conservador New Democracy está seis pontos atrás do principal partido de oposição, o socialista Pasok, nas pesquisas de opinião. Seu mandato de quatro anos terminaria apenas em 2011.

Os socialistas, igualmente afetados por escândalos por décadas no governo, há muito pressionavam pela antecipação das eleições e podem conseguir forçar um novo pleito em março.

veja também