MENU

Mundo

Premiê quer garantia de que Egito vai seguir fiel a tratado de paz com Israel

Premiê quer garantia de que Egito vai seguir fiel a tratado de paz com Israel

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:58

O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu nesta terça-feira (1º) à comunidade internacional que garanta que o Egito vai continuar fiel ao tratado de paz com Israel.

O anúncio ocorre quando a oposição aumenta a pressão pela saída do presidente egípcio, Hosni Mubarak. Em comunicado, o primeiro-ministro disse que encoraja o avanço dos valores democráticos no Oriente Médio, mas alerta que, se o governo egípcio for substituído por um regime radical "como no Irã", isso pode ser "um golpe contra a paz e a democracia".

Preocupação

Na véspera, Netanyahu havia dito que acompanha os acontecimentos no Egito com "atenção e preocupação".

A declaração foi feita em uma entrevista ao lado da chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Ele disse esperar que o tratado de paz entre Egito e Israel, que tem três décadas de duração, sobreviva a todas as mudanças que estão ocorrendo.     O governo do presidente egípico Hosni Mubarak, há 30 anos no poder, enfrenta uma semana de protestos sem precedentes. Mais de 100 pessoas já morreram nos confrontos, que obrigaram Mubarak a fazer concessões à oposição.

Analistas israelenses disseram na segunda-feira que se Mubarak for derrubado, Israel perderá um de seus pouco amigos em uma vizinhança hostil e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, terá grande parte da culpa.

Comentaristas políticos demonstraram estar chocados pelo modo como os Estados Unidos, bem como seus aliados europeus, parecem estar prontos para se livrar de um forte aliado estratégico de três décadas, simplesmente para se adequarem à corrente ideológica de correção política.

Netanyahu pediu aos ministros que não façam comentários sobre o impasse político no Cairo, para evitar inflamar uma situação já explosiva. Mas o presidente de Israel, Shimon Peres, não é um ministro.

"Nós sempre tivemos e ainda temos grande respeito pelo presidente Mubarak', disse ele na segunda-feira. Em seguida, Peres se voltou para o tenso passado. 'Não digo se tudo o que ele fez foi certo, mas ele fez uma coisa pela qual todos nós lhe somos agradecidos: ele manteve a paz no Oriente Médio", disse.

Colunistas de jornais foram bem mais cortantes. Um comentário de Aviad Pohoryles, no diário "Maariv" tinha como título "Um Tiro nas Costas de Tio Sam". O autor acusou Obama e sua secretária de Estado, Hillary Clinton, de seguirem uma diplomacia ingênua, presunçosa, estreita e sem tomar cuidado com os riscos.

No domingo, Obama pediu uma "transição ordeira" para a democracia no Egito, por pouco não pedindo que Mubarak deixe o cargo, mas indicando que seus dias no cargo podem estar contados.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições