MENU

Mundo

Presidente da Colômbia coloca terceiro mandato "nas mãos de Deus"

Presidente da Colômbia coloca terceiro mandato "nas mãos de Deus"

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, comentou a possibilidade de concorrer a seu terceiro mandato durante um evento nesta segunda-feira (19) ocorrido na sede da Fiesp com a presença de empresários e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Atualmente a Justiça decide se autoriza o presidente a concorrer a mais um mandato. Por isso, Uribe afirmou:

''[A reeleição] está nas mãos da Corte Constitucional [o supremo tribunal colombiano], do povo e de Deus. Me preocupa a perpetuação de um presidente no poder, mas também me preocupa dar as costas aos desafios''.

Uribe assumiu o cargo de presidente da Colômbia em 2002 e em 2010 há eleições para mais um termo. Ele disse em entrevista ao jornal Financial Times, do Reino Unido, que enfrenta uma ''cruzada de almas'' para aprovar a emenda que o permite concorrer de novo ao cargo.

Caso seja aprovada, a medida significa mudar a Constituição do país mais uma vez. O Financial Times publicou que o passo incomoda até mesmo um grande aliado de Uribe, os Estados Unidos.

O jornal também lembrou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse a Uribe que o americano George Washington se aposentou após dois mandatos, colocando um precedente importante para a então nascente república.

Mas se conseguir mesmo entrar na disputa eleitoral, é certo que Uribe tem grandes chances de ser reeleito, já que é um dos presidentes mais populares da América Latina. Leia o texto (em inglês) do Financial Times.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições